segunda-feira, 5 de março de 2012

Receitas Saudáveis - salgados


SANDUICHE (SALADA TROPICAL)



Ingredientes:

1 pacote de pão integral ou pão de forma

Tomate cortado em cubos

Atum

Azeite

Orégano

1 ovo

1 colher (sobremesa) de farinha de trigo ou fécula de batata

½ copo de leite desnatado

1 pitada de sal


Preparo: Colocar em um pirex uma camada de pão cubrindo o fundo da forma. Rechear com atum, tomate, cebola, azeite e orégano. Cobrir o recheio com outra camada de pão. Bater no liquidificador o ovo, a farinha, o leite e sal. Despejar essa massa por cima dos sanduíches. Levar ao forno médio para gratinar.


CREPE (doce ou salgado)

Ingredientes:

2 ovos
5 colheres de maisena (cheias)
1 xícara e meia de água ; 1 colher de chá de fermento químico (em pó)

Preparo: Misturar a água, a maisena e o fermento. Acrescentar os ovos. Colocar sal, orégano ou noz moscada. Ou, se quiser crepe doce, colocar frutose (ou adoçante) e canela em pó.
No crepe doce pode acrescentar na massa maçã ralada ou banana picada.

Não utilizar adoçantes à base de aspartame no preparo dos alimentos!


PIZZA – MASSA SEM GLÚTEN E SEM LEITE 


Farinha sem glúten para Pizza

Ingredientes:

  • 200g de farinha de arroz
  • 200g de polvilho doce
  • 100g de farinha de tapioca (ver abaixo como preparar a farinha a partir da tapioca em grãos)
  • 12g de goma xantana (4 colheres de chá) 

Misturar tudo muito bem, guardar num recipiente plástico ou vidro bem fechado.

·         A farinha de tapioca por ser difícil de encontrar pode ser feita com a tapioca encontrada em supermercados (a tapioca em bolinhas, ver na foto ao lado, antes de bater) e batida no liquidificador até virar farinha. Bater muito bem.

·         **Mistura de gomar guar e goma xantana da www.saboralternativo.com.br – pode ser encontrado também em lojas de produtos naturais. 

Massa para a Pizza:

  • 15g de fermento biológico fresco
  • 15g de açúcar (1 colher de sopa rasa)
  • 195g de farinha sem glúten (1 e ½ xícara)
  • 2 g de sal (1colher de chá rasa)
  • 1 ovo
  • 45g de margarina sem leite (2 colheres sopa não muito cheias)
  • 150ml de água (3/4 xícara)
  • Papel manteiga 

Modo de Preparo:

·         Dissolver as 15g de fermento com o açúcar, 50ml da água morna (não pode estar muito quente ou fervendo) e uma colher de sopa da farinha preparada sem glúten. Misturar bem e deixar descansar por 10 a 15 minutos, tampado com papel filme e uma toalha para que o fermento cresça. Pode-se aproveitar o calor do forno, que deverá pré-aquecido por cerca de 20 minutos na potência de 220 a 250 graus, para deixar a travessa com esta mistura repousando próxima.

·         Enquanto espera a massa com o fermento crescer, corte dois círculos de papel manteiga do tamanho da forma de pizza e unte bem, de um lado só de cada folha, com margarina (não substituir por óleo). Colocar a forma de pizza (vazia) no forno para que ela vá aquecendo também (sem o papel).

·         Depois que o fermento crescer, colocar o ovo, o resto da farinha sem glúten, o sal, margarina e o restante da água (=100ml) por último. Mexer com uma colher até estar tudo bem misturado.

  • Colocar a metade da massa num dos círculos de papel (do lado untado) e outro círculo por cima com o lado untado virado para baixo (a massa rende duas pizzas, portanto metade da massa serve para fazer uma pizza). Abrir a massa com as mãos estendendo até as beiradas (ver procedimento no vídeo). Quando achar que está uniforme e que atingiu o tamanho certo, retirar o papel de cima delicadamente. De preferência, tente deixar a massa fina, pois fica mais gostosa e crocante.
  • Retirar a forma do forno e colocar a massa diretamente na forma quente com o papel manteiga por baixo. Deixar entre 10 e 15 minutos na mesma temperatura, para cozinhar e tostar um pouco a massa (esse tempo vai depender de cada forno. Em caso de dúvida, olhe o fundo da massa. Quando estiver dourada por baixo está boa para ser retirada). Retirar, deixar esfriar um pouco e rechear a pizza a gosto. Levar novamente ao forno, por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja levemente crocante.
  • Coloque bastante óleo em uma panela funda, e quando estiver quente, despeje a massa com uma colher de sopa, formando os bolinhos. Vire o bolinho quando estiver dourado e doure do outro lado. Retire com uma escumadeira e colocar em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Controle a temperatura do óleo para não queimar os bolinhos, diminuindo e aumentando de vez em quando a chama do fogo.
  • Prepare uma mistura de 4 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de canela pó para passar nos bolinhos enquanto ainda estiverem quentes. As quantidades de açúcar e canela podem variar conforme do gosto de cada pessoa. Caso não goste de canela, pode passar os bolinhos somente no açúcar.
  • Servir de preferência quentes
  • * Você poderá observar que a massa cresce um pouco enquanto espera o óleo esquentar.

TABULE DE TRIGUILHO


Ingredientes:

1 copo de trigo para quibe
1 pepino
1 cenoura
1/2 copo de acelga
Shoyu, azeite de oliva, cheiro verde, hortelã

Preparo:

Colocar o trigo para quibe de molho por 1 hora. Espremer bem para retirar a água. Picar em cubos o pepino, a cenoura e a acelga. Misturar e temperar com cheiro verde, hortelã, azeite e shoyu.



PÃO DE QUEIJO SEM QUEIJO 

Ingredientes:

4 xícaras de purê de mandioquinha
2 xícaras de polvilho azedo
2 xícaras de polvilho doce
1 colher (sopa) de sal marinho
1/2 xícara de óleo de canola ou girassol
1 xícara de água
Ervas aromáticas a gosto

Preparo:

Cozinhe a mandioquinha e reserve 1 xícara da água usada no cozimento. Numa vasilha, faça o purê e acrescente o óleo, misturando bem. Em outra vasilha, misture o polvilho (doce e azedo) com o sal. Escalde o polvilho com 1 xícara de água quente, proveniente do cozimento da mandioquinha. Esfarele bem o polvilho e misture com o purê. Se desejar, adicione ervas aromáticas. Amasse bem e prepare bolinhas. Leve ao forno médio alto pré-aquecido até dourar.

Postado por: Ana Clara Alencar, Ana Carolina Mendonça, Camila Leão, Isadora Costa e Victoria Mota.